A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (17) para investigar um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos públicos de saúde em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Piraquara, Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).
O principal alvo da operação é o secretário de Saúde de Piraquara, Raniere Geovane Marques Simões, que foi afastado do cargo por decisão da prefeitura. Segundo a PF, ele teria recebido pagamentos indevidos de empresas ligadas ao diretor do INCS, organização responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
De acordo com as investigações, os valores teriam sido transferidos para o escritório de advocacia do secretário, sem qualquer comprovação de prestação de serviços. A suspeita é de que os pagamentos eram uma forma de garantir a renovação de contratos com a organização social.
A ação contou com a participação de 16 agentes da PF. Durante a operação, foram sequestrados valores em contas bancárias e bens dos envolvidos.
Em nota, a Prefeitura de Piraquara informou que exonerou o secretário assim que soube da operação e destacou que o contrato com a organização social investigada já havia sido rescindido há seis meses, por conta de débitos trabalhistas.
“A Prefeitura reafirma seu compromisso e total disposição para colaborar com as autoridades competentes nas investigações em curso”, diz o comunicado.
Caso as acusações sejam confirmadas, os investigados poderão responder por corrupção e lavagem de dinheiro.
Publicado por: Isabelly Garcia